quarta-feira, 24 de abril de 2013

Yeshua e o modelo da igreja Verdadeira




Leitura: Lucas 8: 11
Base Bíblica: 1 Pedro 5:1-3; Atos 20: 28; 14:23


Objetivo da lição: Com este estudo o estudante aprenderá que plantando a verdadeira semente os resultados serão os mesmos obtidos pelos discípulos de Yeshua no primeiro século.

1) Por que há tantas congregações (“igrejas”)? Qual é a certa, ou são todas certas? Devo participar de uma igreja (organização/denominação humana) para agradar ao Eterno? Por causa da desnorteante quantidade de opções no mundo religioso, mais e mais pessoas estão fazendo perguntas como estas. Para responder, vamos voltar a examinar o Novo Testamento. Por enquanto, esqueça o que você sabe a respeito de religião e considere, de novo, o padrão do evangelho pregado por Yeshua e seus apóstolos.

2) Durante sua vida na terra, Yeshua, escolheu 12 homens, chamados apóstolos, para revelar e espalhar a mensagem depois de sua ascensão (glorificação). Começando em Atos 2, estes homens pregaram e ensinaram o evangelho em Jerusalém. Logo, outros seguidores de Yeshua estavam indo de lugar a lugar, ensinando a mesma mensagem. Olhemos para a cidade de Antioquia da Síria como um modelo do que aconteceu quando pessoas receberam o evangelho lá (Atos 11:19-26). Vários discípulos foram a Antioquia. Eles pregaram o evangelho do Senhor Yeshua (v. 20). Muitos foram convertidos ao Senhor Yeshua (v. 21). Os novos convertidos foram exortados a permanecer no Senhor Yeshua (v. 23). Como resultado, muitas pessoas foram unidas ao Senhor Yeshua (v. 24). Observe: O que é ressaltado em tudo isto é, claramente, o Senhor Yeshua: Pregando o Senhor, conversão ao Senhor e lealdade ao Senhor.

3) A próxima coisa que lemos no texto é a congregação se reunindo. Evidentemente, aqueles convertidos a Yeshua reuniam-se e trabalhavam como uma congregação. Esta congregação logo recolheu dinheiro para mandar aos irmãos pobres em outra cidade (Atos 11:27-30). Mais tarde, a congregação mandou dois de seus cinco obreiros para espalhar o evangelho em outras áreas (Atos 13:14). Estes dois, Barnabé e Paulo, pregaram a Yeshua em muitas outras cidades e logo, nelas também, haviam congregações (Atos 14:23). Enquanto Paulo e Barnabé, alegremente, relataram à congregação de Antioquia sobre o trabalho do Senhor durante a viagem (Atos 14:27), não há nenhuma indicação de que a congregação de Antioquia exercesse qualquer controle sobre as outras congregações. Antes, presbíteros (também chamados bispos na Bíblia) foram escolhidos dentro de cada uma destas congregações para supervisionarem-na (Atos 14:23). Nunca, na Bíblia, os presbíteros foram autorizados a supervisionar outra congregação além da qual foram eles selecionados (Atos 20: 28; 1 Pedro 5:1-3).

4) Como é típico na história dos homens, algumas mudanças entraram gradativamente e desviaram os discípulos deste modelo original. Pouco a pouco, o desenvolvimento de uma organização foi se estendendo acima das congregações. Grupos de homens e congregações “mais importantes” começaram a controlar as demais congregações. As congregações começaram a se tornar parte de uma hierarquia. A lealdade a Yeshua foi substituída pela lealdade à "organização". Uma extrema reação contra este erro levou a um outro abuso do plano do Eterno. Alguns decidiram que não era necessário fazer parte de qualquer congregação e tentaram servir ao Eterno sozinhos, sem adoração ou trabalho com outros discípulos. Como podemos servir ao Eterno em um mundo cheio de tais desvios de sua vontade?

5) Voltemos
Que os homens pudessem apartar-se do padrão do Eterno, não é surpresa. Repetidamente, no Velho Testamento, o povo se extraviou de sua  palavra. Em cada ocasião, profetas do Eterno como Isaías (44:22; 55:6-7), Jeremias (3:12-14; 6:16; 35:15), Ezequiel (14:6; 18:30-32) e Joel (2:12-13) chamaram o povo de volta ao plano original de YHWH. Cada vez que os israelitas se desviavam do padrão, homens devotos conduziam a nação a abandonar as alterações e retornar à vontade revelada pelo Eterno. Davi (1 Crônicas 13), Ezequias (2 Crônicas 29-31), Josias (2 Reis 22-23), Esdras (9-10) e Neemias (8-10,13), todos ajudaram o povo a voltar ao plano original de YHWH. Todas as vezes, a meta foi uma imitação completa do padrão revelado. Leia Jeremias 6:16. 

6) A solução para o mundo religioso dito “cristão”, que nestes dias está por demais extraviado da vontade do Eterno, é voltar ao padrão da Bíblia. Yeshua chamou a palavra do Eterno de "a semente" (Lucas 8:11). Uma das qualidades interessantes da semente é que a planta que dela resulta, quando é plantada, é sempre a mesma, não importa quando ou onde ela é semeada. Se plantarmos hoje a semente pura (a palavra do Eterno), conseguiremos o mesmo efeito que a palavra produziu no primeiro século. Quando o resultado for grupos religiosos e organizações, desconhecidos no Novo Testamento, a causa é que foram semeados outros ensinamentos, além do puro evangelho.

7) Imagine que você e eu sejamos abandonados numa ilha desabitada. Não temos nenhum conhecimento de religião. Um dia, uma Bíblia chega na praia e começamos a lê-la, estudá-la e decidamos seguir o que ela ensina. Sem qualquer conhecimento de religião, apenas com a pura semente do evangelho plantada em nossos corações, o que faríamos? Decidiríamos seguir a Yeshua em nossa vida, submetendo-nos a seu ensinamento e às Leis de seu Pai. Reunir-nos-íamos como uma congregação para adorar e servir ao Eterno.Talvez decidíssemos ir a outros lugares para ensinar pessoas a seguirem a Yeshua. Mas que tipo de congregação decidiríamos tornar-nos? Esta questão jamais passaria pela nossa mente.Sem conhecimento das modificações humanas, jamais pensaríamos em ser qualquer outra coisa que não fosse uma congregação do Eterno, fundada por seu Filho Yeshua o Messias no primeiro século, servindo-o independentemente e seguindo seu ensinamento. Para nós, que bem sabemos das modificações que os homens têm feito no evangelho, nosso alvo deve ser igual: servir ao Eterno exatamente do mesmo modo que as Escrituras ensinam, sem seguir os erros de outros.
Escola do Ministério
Congregação Ferraz de Vasconcelos – SP – igreja de Deus (7º dia) Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...