quinta-feira, 14 de março de 2013

Os Cincos Degraus



Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará”.

Introdução

1. O esfriamento espiritual tem sido uma marca indelével nas congregações do Senhor Yeshua, o Messias, nestes últimos dias de hoje!

2. Neste caso, esfriar vem do verbo que significa soprar a fim de arrefecer. Ou seja: os sopros gélidos da apostasia e das iniquidades dos indivíduos apagam as chamas do amor espiritual.

3. Devido à congregação atual viver no limiar da vinda do Senhor Yeshua, a frivolidade espiritual tem sido uma marca de destaque na vida de muitos discípulos nas congregações.

4. O que me dá esperança e que este esfriamento espiritual não é uma marca presente na vida de todos, mas de muitos.

5. Devemos cuidar para que estes muitos que estão frios não se tornem a maioria ou até a totalidade nas congregações.

6. Graças ao Eterno é possível fazermos um diagnóstico prévio antes que você ou eu esfriemos espiritualmente!
7. Iremos fazer um exame bibliológico, ou seja, analisar com atenção pela Bíblia se há alguns sintomas em nossas vidas que indicam se já somos portadores da doença do esfriamento espiritual ou se já estamos na fase inicial da mesma.

8. Analisemos pela Bíblia se você está descendo os degraus da escada do esfriamento espiritual.
Tese: Descendo os Degraus Que Levam o Crente ao Esfriamento Espiritual.

I- Abandono da Leitura Bíblica Diária.


A. O discípulo não deve abandonar a leitura da Bíblia por que ela nos fará prosperar espiritualmente e nos conduzirá a andar com prudência. (Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”.)

B. O discípulo não deve abandonar a leitura da Bíblia por que ela é um escudo para sua vida. (Salmos 18:30 “O caminho de YHWH é perfeito; a palavra do Eterno é provada; é um escudo para todos os que nele confiam”.) O Senhor Yeshua defendeu-se com a Palavra no momento que foi tentado pelo diabo.

C. O discípulo não deve abandonar a leitura da Bíblia por que ela é a única fonte de purificação da vida do crente. (Salmos 119:9 “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra”.) Confira João 17:17.

D. O discípulo não deve abandonar a leitura da Bíblia por que ela é a provisão do Eterno para vencermos o pecado. (Salmos 119:11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.)

E. O discípulo não deve abandonar a leitura da Bíblia por que ela é a provisão que YHWH nos dá para vencermos as tristezas. (Salmos 119:28 “A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a Tua Palavra”.)

II- Abandono da Vida de Oração.


A. É pela oração que o discípulo não entra em tentação. (Mateus 26:41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.)

B. É pela oração que o discípulo não dará lugar para o inimigo atuar em sua vida. (1Pedro 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.)

C. É pela oração que o discípulo conseguirá ter uma vida de bom testemunho. (Hebreus 13:18 “Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente”.)

D. É pela oração que o discípulo será enviado para pregar a Palavra do Eterno e assim ela será propagada por todo o mundo. (Colossenses 4:3 “... orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso”.)

E. É pela oração que o discípulo moverá as mãos do Eterno. (Tiago 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.)

F. É pela oração que o discípulo do Messias coloca nas mãos do Eterno as suas ansiedades tendo a certeza que Ele suprirá cada uma delas. (1Pedro 5:7 “... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.)

G. É pela oração que o discípulo se manterá sóbrio nestes últimos dias. (1Pedro 4:7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração”.)

III- Abandono dos Cultos na sua congregação local. (Hebreus 10: 25 “... não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”.)

A. O que é congregar-se?


1. É estar juntos em um mesmo lugar para cultuar ao Eterno. (Atos 2:44 “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum”.) -» Juntos = É uma ação ininterrupta e continua.

2. É estar unânime em um mesmo lugar para cultuar ao Eterno. (Atos 2:46 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.) -» Unânimes = omoqumadon homothumadon = comum acordo, com um que preste atenção, com uma paixão. Esta palavra aparece de 10 a 12 vezes no Novo Testamento, a maioria das vezes no livro de Atos, nos ajudando ver à singularidade da congregação.

Homothumadon é uma palavra que pretende apresentar junto e em uníssono. É como uma orquestra que possui instrumentos que soam várias notas, mesmo sendo diferentes harmonizam-se no mesmo tom.

3. É estar em comunhão uns com os outros (Atos 2:42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.) ->> Comunhão = koinwnia koinonia = companheirismo 12, comunhão 4, comunicação 1, distribuição 1, contribuição 1, participação em comum, intimidade. É estarmos juntos para que haja: (Colossenses 3:16 “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.)

Rico ensino da Palavra do Eterno (V16 a "Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo...")
Instrução e conselho mutuo na sabedoria do Eterno (V16b "...instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria... ,")

Autêntico louvor ao Eterno (V16c "...louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais...” )
Gratidão de coração a Deus por parte dos cultuadores (V16d "... com gratidão em vosso coração)

É estarmos juntos para movermos as mãos de Deus.

 (Mt 16:18-19 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.)

Ligares = dew deo = fita 37, amarre 4, tricote 1, esteja em laços, ligar, firme com cadeias, lançar em cadeias.
Desligar = luw luo = solte 27, quebre 5, solte 3, destrua 2, dissolva 2, tirados 1, derretem 1, se separe 1.

B. O que não é congregar-se? -» É o oposto das colocações acima!

IV- Abandono de Uma Vida Espiritual Vibrante Com o Eterno e Início de Uma Vida de Desânimo.

A. Não desfruta mais do primeiro amor. (Apocalipse 2:4 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. (O formato, em todos os aspectos, das congregações do primeiro século)


B. Tem uma profunda guerra na mente. (1Pedro 2:11 “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma”.)

C. Tem uma vida sem sentido. (Salmos 31:10 “Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos, de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem”.)

D. Não consegue entender que a tristeza que ele esta passando é gerada pelo Eterno visando o seu arrependimento. (2Coríntios 7:10 “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”.)

E. Não consegue enxergar com os olhos espirituais esta rica promessa do Eterno. (Romanos 15:13 “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do espírito santo”.)

V- Abandono da Vida de Santidade e Apego ao o Pecado.

A. Não ter uma vida santa é uma atitude de grande desobediência ao Eterno pois fere diretamente a Sua Vontade perfeita. (1Tessalonicenses 4:3 “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”.)

1- Vontade = qelhma thelema = vá, deseje, prazer, que a pessoa desejou ou determinou que seria feito, do que o Eterno deseja ser feito por nós.

2- Abster-se da prostituição. (1Tessalonicenses 4:3c "...que vos abstenhais da prostituição...")

a. Abster-se » apecomai apechomai = se prive, contenha.

b. Prostituição » porneia porneia = intercurso sexual ilícito, adultério, fornicação, homossexualismo, lesbianismo, usar o corpo de uma pessoa para a luxúria de outra.

B. Não ter uma vida santa, é ir de encontro o caráter dAquele que nos chamou. (1Pedro 1:15 “... mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.)

1. Vossa maneira de viver = anastrofh anastrophe = comportamento, conversação.


2. Motivos pelos quais devemos ter uma vida santa!


a. Porque é da vontade dAquele que nos chamou. (1Tessalonicenses 4:3 “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”.)

b. Porque somos dEle (do Eterno) (1Coríntios 1:30 “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”.)

c. Porque YHWH não nos chamou para vivermos em imundícia. (1Tessalonicenses 4:7 “Porque não nos chamou Deus para à imundícia, mas para a santificação”.)

à Imundícia = akayarsia akatharsia = impureza de qualidade física ou imoral.

d. Porque o Eterno nos libertou do pecado e nos transformou em seus servos. Os servos do Eterno produzem frutos para a santificação. (Romanos 6:22 “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”.)

3. O crente deixa de ter uma vida de purificação da carne e do espírito não podendo aperfeiçoar a sua vida de santidade. (2Coríntios 7:1 “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”.)

a. Romanos 8: 8 “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Conclusão

Apocalipse 3:15, 16 “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...