sábado, 9 de março de 2013

COMO OBTER VIDA ETERNA



Ao lermos essa passagem bíblica entenderemos por que muitos não querem seguir após Cristo. Quando o jovem chegou até Jesus lhe interrogou a respeito da vida eterna; Como poderia obtê-la, (verso 16) Jesus lhe respondeu dizendo “Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos” (verso 17). Neste momento o jovem lhe interroga dizendo “Quais”. Jesus então cita alguns dos 10 mandamentos da lei de Deus, principalmente os que se referem ao convívio entre os homens, e que estão registrados em Êxodo 20. 3-17, que foram escritos pelo dedo de Deus – Êxodo 31:18, e expressam a vontade de Deus.

No evangelho segundo Lucas 10:25-28, diz que um homem que era interprete da lei (conhecedor, instrutor) levantou-se com o intuito de por Jesus a prova e disse-lhe: “Mestre que farei para herdar a vida eterna?” (verso 25), Jesus lhe responde fazendo-lhe outra pergunta “o que esta escrito na lei e como a interpretas?” então, aquele homem respondeu “Amaras ao Senhor teu Deus de todo teu coração, toda tua alma, toda tua força e de todo teu entendimento e amaras ao teu próximo como a ti mesmo” (verso 27 e 28). Ao que Jesus lhe disse: “respondesse bem, fazes isto e viverás”.

Ao compararmos as duas passagens, parece ter duas formas de entrar na vida eterna, porém, quando lemos no evangelho de João compreenderemos que o mandamento que Jesus ressaltou é de amar uns aos outros como ele nos amou. “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros”. João 13: 34 e mais “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”. João 15: 10. E em Mateus quando alguém interroga a Jesus perguntando-lhe qual é o maior mandamento. Jesus lhe respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Mateus 22: 37-40.

O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos que: “Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei”. – Romanos 13: 9-10. Fazendo menção dos mandamentos que Deus deu a Moisés e a todo o povo de Israel no Monte Sinai, afim de que o povo observasse, são os mandamentos que expressam o amor para com o próximo, complementando que o cumprimento da lei é o amor. (Gálatas 5: 14; Tiago 2: 8).

Retornando a aquele jovem rico, ele disse a Jesus que todos estes mandamentos ele já observava “Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?” Mediante a pergunta do jovem “que me falta ainda?” “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”. “Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens” (Mateus 19: 20, 21).

Amados, para termos a vida eterna, é necessário amar a Deus e guardarmos os seus mandamentos, sendo que o amor de Deus é que guardemos os seus mandamentos e diz que os seus mandamentos não são pesados – 1João 5: 2, 3, somente assim, permaneceremos no seu amor e também ao nosso próximo da mesma forma que Jesus nos amou. - 1Tessalonicenses 4: 9; 1Coríntio 13: 1, 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...