“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. [Gálatas 5: 19-21]
Leitura base: Romanos 8: 1-13
Objetivo da lição: O crente em Cristo saberá que há de viver conforme o espírito para poder fazer morrer em si as obras da carne, entre as quais estão a feitiçaria e a heresia.
1) A feitiçaria é uma das praticas comuns daqueles que vivem longe do Senhor, pratica tão antiga assim como os povos, menos, claro, o povo santo de YHVH.
2) A pratica da feitiçaria e a aceitação de heresias levam ao crente tanto se afastar do Verdadeiro, como cair em deslealdade colocando-se fora da Ética Cristã.
3) A heresia é outra das obras da carne que existe no ser humano que causa a incredulidade, e como conseqüência a deslealdade ao Todo Poderoso. É resultado do afastamento do Eterno, e de seus mandamentos santos. Pela desobediência a estes, pela rebelião ao santo, ao justo e ao bem, convertendo-se esta na doutrina predileta dos falsos mestres que surgem dentro da igreja e que nas suas mãos são entregues (Gênesis 9: 2).
O que é feitiçaria, e porque a condena o Senhor
4) Uma definição de feitiçaria pode ser: “O conjunto de ritos e praticas cuja finalidade é o domínio das forças da natureza através de determinados espíritos como intermediários”.
Pergunta: Qual pode ser a definição de feitiçaria?
5) A pratica da feitiçaria trata de influir nas pessoas e seus atos por meios “sobrenaturais” ou ocultos. Desde o ª T. o Senhor a condenou por ser uma forma de idolatria, já que quem recorre a feitiçaria manifesta não confiar no Único e Verdadeiro, mas em “poderes misteriosos”, e o Senhor deixou claramente proibida essa pratica a Seu povo desde a antiguidade, declarando-a “abominação” diante de seus olhos (Deuteronômio 18: 9-14; 1Samuel 28: 3-20). No N. T. de igual maneira é considerada como abominação (Gálatas 5: 20).
6) Desde a antiguidade a feitiçaria tem tomado varias formas e meios para cumprir com seus objetivos, entre os quais os que estão principalmente colocados: predizer o futuro e intervir neste por meio de um poder oculto, para o qual se utilizava a astrologia como na Mesopotâmia. Outro meio era a observação das entranhas dos animais sacrificados ou o vôo de certas aves e também invocar os espíritos dos mortos (leia Isaías 8: 19; 47: 13; Ezequiel 21: 21).
7) Os meios que as pessoas tem utilizado para tratar de influir no futuro ou para livrar-se de algum mal que possa causar-lhes um inimigo são: sacrifícios (ritos), sortilégios, encantamentos, magias e bruxarias, assim como uso de amuletos e o exorcismo.
8) E mais: o crer ou interpretar sonhos, ler a palma das mãos, a leitura do pó do café que se deposita no fundo da xícara, o horóscopo, pronunciar repetidamente formulas pré-fabricadas entre muitas outras ações também são resultado da pratica de feitiçaria que ficou devidamente condenada pelo Senhor (Miquéias 5: 12; Apocalipse 9: 20, 21; 21: 8; 22: 15).
9) Apesar de que é certo que os astros tem uma influencia sobre, mas isso não foi revelado ao homem, e muito menos a charlatães que pretendem surpreender aos incautos (Jó 38: 31-33).
O que é heresia? Como se promove e que efeitos trazem à igreja?
10) Esta palavra provém do vocábulo grego “hairesis” de “haoreomai”: partido ou seita, termo que no contexto eclesial significou desde a sua origem “desvio do implantado, do original”, por desvio de alguma maneira.
11) O apóstolo Paulo identifica essa pratica como uma das obras da carne (Gálatas 5: 20), já que vai contra a unidade, ao eleger a um grupo ou partido ou a doutrina destes (1Coríntios 11: 19; Atos 5: 17)
É o vocábulo que ele mesmo utiliza ao falar do verdadeiro caminho, porém que os inimigos consideram como sendo o próprio irmão Paulo, quer dizer; por ele ser oposto ao judaísmo (Atos 24: 14; 28: 18).
12) A heresia na igreja neotestamentaria, como a feitiçaria no povo de Israel foi condenada pelo Senhor através de Seus apóstolos já que trás como conseqüência a “divisão” na igreja (1Timóteo 4: 7; Mateus 18: 15-17; 1Coríntios 11: 17, 18; Gálatas 5: 19, 20).
13) O apóstolo Paulo de maneira categórica faz alusão ao herege, quer dizer, ao faccioso que criar divisão na igreja (também pregar outras doutrinas que não as bíblicas), a quem devemos evitar depois de ter sido admoestado por até duas vezes, pois assim perceberemos que sua atitude é voluntária, então não devemos ignora-lo, mas sim afasta-lo (1Coríntios 11: 19).
14) Os versículos dados demonstram que quem divide a igreja, por outra doutrina ou simplesmente por formar grupo deve ser repreendido e se persistir nessa atitude deve ser evitado e ou expulso, já que esta sendo um pecador voluntário, tem se desviado e é condenado por seu próprio juízo (Tito 3: 10, 11; 2Pedro 2: 1; Mateus 18: 15-17).
A heresia não é outra coisa se não o ensino de Satã desde o princípio levando o homem a escolher um caminho diferente daquele que o Criador lhe havia dado. É o ensino que leva ao homem a buscar alternativas ao caminho dado pelo Senhor.
A igreja católica considera herege a quem está em oposição a ela (assim como algumas organizações da igreja de Deus) não precisamente da verdade. A igreja de Deus Verdadeira, “Coluna e baluarte da verdade”, tem como herege a quem atenta contra a verdade bíblica (contida na Palavra de Deus) e gera divisão prejudicando a unidade da igreja, caindo em conseqüência na apostasia, por isso podemos declarar a um herege como um apóstata da vez (leia 1Timóteo 4: 1, 2).
Estudo elaborado pelo Ministro Othoniel Y. Peres Fuentes – da igreja de Deus em México – traduzido e adaptado pelo Presbítero Sérgio – da igreja de Deus em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário