1) No mundo religioso é muito comum
relacionarem a palavra “Pentecostes” a cultos irreverentes e barulhentos. Eu sou
pentecostal! Dizem milhares de pessoas cheias de euforia, mas com certeza a
grande maioria deles não tem entendido nem o que significa a palavra
Pentecostes.
2)
Primeiramente devemos ter claro que todas as vezes que a palavra Pentecostes é
mencionada na Bíblia não é como o nome da igreja fundada por nosso Senhor Yaohushua, sendo este um conceito completamente equivocado. Pentecostes é o nome de
uma das cerimônias anuais que foram instituídas no sacerdócio levítico. “E,
cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar”.
[Atos 2: 1] Esta palavra vem de um vocábulo grego que significa cinqüenta dias
depois.
3)
Exatamente cinqüenta dias depois que os filhos de Israel celebram a Páscoa
chegavam os dias desta outra festa (Pentecostes) a qual consistia em trazer ao
sacerdócio de Aarão as primeiras espigas de trigo que haviam recolhido na
colheita. Por tal razão, a esse mesmo cerimonial o chamam de “A festa das
semanas” (Levítico 23: 10-16). Esta cerimônia anual iniciou-se ao entrar na
terra prometida, todos os anos, sempre cinqüenta dias depois da haverem
celebrado a páscoa. Todo devoto filho de Israel vinha a Jerusalém trazendo
consigo as primeiras e maiores espigas de trigo e de cevada que havia cultivado
em sua plantação. Colocava aquele presente no incensario de ouro por meio do
sacerdote e era colocado no altar do Senhor, e exalava Yahweh Todo Poderoso
aquele suave presente e Ele o recebia como odor de suavidade.
4) Os
israelitas nunca entenderam qual era o significado deste e de todos os rituais
que como sombra se celebrava a cada ano (Hebreus 10: 1). Claramente lemos que
estas cerimônias eram sombras dos bens vindouros. O que significa a festa das
primícias, ou seja, o Pentecostes? Na realidade essa cerimônia tipifica a grande
primeira colheita que se recolheria com a pregação do evangelho os quais foram
144000 convertidos recolhidos como as primícias daquela colheita (Levítico 23:
10). Note que os hebreus mesmo já tendo a ordem de celebrar essa festa das
primícias não a celebraram imediatamente, mas somente quando entraram na terra
prometida porque no deserto não podiam colher nada.
5)
Tiveram então que esperar entrar na terra prometida e cultiva-la para celebrar
essa festa. Hoje que espigas levaríamos se não somos agricultores? De nada
serviria nos reunirmos em uma reunião aos cinqüenta dias após o memorial da
morte do Senhor Yaohushua e pretender estar celebrando o dia de Pentecostes,
o que estaríamos fazendo seria um remendo de tal cerimônia e isto a mesma lei
não o permite (Eclesiastes 1: 15). Os judaizantes hoje pretendem celebrar o
Pentecostes, porém não levam as espigas ao sacerdócio de Aarão, o que fazem é um
culto acompanhado de muita comida, isso com certeza é uma tentativa de burlar a
lei, também a cúria romana tenta celebrar o Pentecostes porém só fazem uma
missa. “... o incompleto não pode se contar” (Eclesiastes 1: 15). Se não se pode
celebrar a festa conforme a tudo o que está escrito no livro da lei e
pretendemos tirar-lhe o colocar-lhe algo recebemos uma maldição Gálatas 3:
10).
6) Esta era uma sombra
espiritual de uma grande colheita espiritual.
Aquela festa das primícias era a
representação da primeira grande colheita do evangelho. O ensino de Yaohushua é um cultivo (Mateus 13: 3), e a primeira colheita desse cultivo foi cento e
quarenta mil redimidos (Apocalipse 14: 1-4), na última parte do versículo 4 se
lê que eles foram primícias, foram a melhor colheita do evangelho, os homens
mais santos, as melhores espigas saíram dos filhos de Israel, o apóstolo Tiago
escrevendo as doze tribos de Israel lhes disse (Tiago 1: 18).
7) Os
apóstolos não estavam celebrando esta festa.
Quando chegou o dia de pentecostes os
apóstolos estavam reunidos não no templo, mas sim em uma casa particular aonde
moravam, Pedro, João e outros (Atos 2: 2), não para celebrar a festa de
Pentecostes, mas sim esperando que chegasse a promessa do espírito santo, essa
foi a ordem (Lucas 24: 49). Os apóstolos já não criam no sacerdócio de Aarão
(por isso também já haviam deixado de praticar o dízimo), pois seu sumo
sacerdote agora era Yaohushua. Segundo a lei levítica, estas festas eram
ministradas pelo sacerdócio de Aarão e os apóstolos estavam vivendo baixo o
sacerdócio de Melquisedeque que nada teve a ver com esse tipo de cerimônias.
Assim que afirmamos novamente nada nos demonstra no livro de Atos que nos
indique que eles estavam celebrando tal festa, pelo contrário, vemos que a ordem
foi não sair de Jerusalém enquanto o espírito santo não chegasse, e justamente
quando os filhos de Israel comemoravam essa festa chegou o espírito santo (Atos
2: 1-11).
8) Essa
chegada do espírito santo foi semelhante a uma tormenta, pois ao lermos os
versos citados notará que primeiro veio um vento forte e depois línguas de fogo,
ou seja, relâmpagos, isso era a grande chuva temporã anunciada pelo profeta Joel
(Joel 2: 23-32) o apóstolo Pedro faz alusão a esta profecia quando aconteceu
este espetacular milagre (Atos 2: 16-20). Porém ao ler esse capítulo do livro de
Atos sem a visão do espírito santo, mas sim com a visão religiosa o leitor lhe
da um sentido completamente errado, por isso os indoutos com facilidade torcem
as escrituras para perdição deles mesmos, disse Pedro (2Pedro 3: 16).
9) A
leitura de Atos 2 tem sido forçada e torcida pelos que pretendem ser
pentecostais e ensinam em seus ruidosos cultos que os apóstolos ficaram
entorpecidos (como que bêbados) com o espírito santo e por isso hoje em dia se ensina que o espírito entorpece, então
bailam e gritam freneticamente (dão aleluias e gritam outras palavras, sem
saberem nem ao menos o significado das palavras que repetem) e acabam perdendo o
conhecimento.
Muitos Israelitas chegaram a Jerusalém para
essa festa
10)
Quando aconteceu a milagrosa descida do espírito santo havia chego a Jerusalém
milhares de israelitas de distintas nações, e todos esses peregrinos falavam
diferentes idiomas dependendo do lugar de onde vinham (Atos 2: 5). Os israelitas
que viviam em outras nações haviam chego para celebrar a festa e Yahweh os estava
esperando para anunciar-lhes o sacrifício de Yaohushua com o poder do espírito
santo que desceria naqueles dias. Como cada peregrino falava em diferentes
línguas o Senhor lhes falou, a cada um, em seus próprios idiomas completamente
diferentes ao hebreu, sua língua materna (Atos 2: 7 e 8).
11) A
parte dos forasteiros religiosos havia outros em Jerusalém que não entendiam o
que estava acontecendo a sua volta, pois os apóstolos estavam dando a mensagem
nas diferentes línguas que falavam aqueles estrangeiros que haviam chego para a
festa de Pentecostes.
Os incrédulos judeus residentes em Jerusalém
como não falavam essas línguas de seus irmãos forasteiros, não entendiam a
pregação, por isso lhes foi mais fácil crer que os apóstolos estavam bêbados
(Atos 2: 12 e 13), mas, os hebreus vindos de diferentes nações entenderam a
mensagem e não os achavam ébrios, mas diziam (Atos 2: 7 e 8)
12)
Leitor amigo, o espírito santo não entorpece a ninguém, nem faz perder a razão a
nenhum humano, o espírito santo é descente e ordenado (1Coríntios 14: 40). Os
frutos do espírito estão descritos em Gálatas 5: 23 e 24, mas não é mencionado
ali nada sobre entorpecimento do espírito.
13)
Aquele grande acontecimento da descida do espírito santo só aconteceu uma vez
aos apóstolos (ou seja, o espírito desceu e assim permaneceu em sobre a igreja).
Pedro presenciou um segundo acontecimento parecido ao ocorrido em Pentecostes,
porém não voltou a ver mais casos dessa natureza (Atos 11: 12-16). Pedro aqui
descreve como foi que chegou a Cesaréia e pregou na casa de Cornélio o centurião
romano e disse Pedro (Atos 11: 15).
Pedro menciona que ele experimentou esse
milagre no princípio, porém não nesta ocasião, quando Cornélio foi batizado e
ficou cheio do espírito santo, porque o espírito de Yahu'l entra somente uma vez
no homem, tenha cuidado porque o espírito do erro o faz a cada momento (1João 4:
1).
14)
Explicação de alguns versículos.
Atos 20: 16. Note bem, que o versículo de
forma alguma está dizendo que os gentios convertidos celebravam o Pentecostes,
somente diz que Paulo queria chegar para essa festa em Jerusalém, alguns dizem
que Paulo ia com o objetivo de celebrar o Pentecostes, mas o próprio apóstolo
dos gentios explica que não, porque se ele celebrasse algumas coisas da lei
cerimonial com isto estaria dizendo que os gentios convertidos ficariam
obrigados a guardar as leis rituais, portanto ele assim agiu por outras razões.
Em certo momento circuncidou a Timóteo (Atos 16: 3). Mas repetimos que não era o
propósito de Paulo que os gentios convertidos praticassem tais coisas, mas com o
propósito de ver se conseguia ganhar alguns fanáticos judeus. (1Coríntios 9: 20-22).
15) Paulo
aproveitava a oportunidade nas festas judias e lhes falava sobre Yaohushua essa é a
informação que nos dá (1Coríntios 16: 8 e 9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário