No mundo religioso é muito comum relacionarem a palavra “Pentecostes” a cultos irreverentes e barulhentos. Eu sou pentecostal! Dizem milhares de pessoas cheias de euforia, mas com certeza a grande maioria deles não tem entendido nem o que significa a palavra Pentecostes.
Primeiramente devemos ter claro que todas as vezes que a palavra Pentecostes é mencionada na Bíblia não é como o nome da igreja fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, sendo este um conceito completamente equivocado. Pentecostes é o nome de uma das cerimônias anuais que foram instituídas no sacerdócio levítico. “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar”. [Atos 2: 1] Esta palavra vem de um vocábulo grego que significa cinqüenta dias depois.
Exatamente cinqüenta dias depois que os filhos de Israel celebram a Páscoa chegavam os dias desta outra festa (Pentecostes) a qual consistia em trazer ao sacerdócio de Aarão as primeiras espigas de trigo que haviam recolhido na colheita. Por tal razão, a esse mesmo cerimonial o chamam de “A festa das semanas” (Levítico 23: 10-16). Esta cerimônia anual iniciou-se ao entrar na terra prometida, todos os anos, sempre cinqüenta dias depois da haverem celebrado a páscoa. Todo devoto filho de Israel vinha a Jerusalém trazendo consigo as primeiras e maiores espigas de trigo e de cevada que havia cultivado em sua plantação. Colocava aquele presente no incensario de ouro por meio do sacerdote e era colocado no altar do Senhor, e exalava a Deus Todo Poderoso aquele suave presente e Ele o recebia como odor de suavidade.
Os israelitas nunca entenderam qual era o significado deste e de todos os rituais que como sombra se celebrava a cada ano (Hebreus 10: 1). Claramente lemos que estas cerimônias eram sombras dos bens vindouros. O que significa a festa das primícias, ou seja, o Pentecostes? Na realidade essa cerimônia tipifica a grande primeira colheita que se recolheria com a pregação do evangelho os quais foram 144000 convertidos recolhidos como as primícias daquela colheita (Levítico 23: 10). Note que os hebreus mesmo já tendo a ordem de celebrar essa festa das primícias não a celebraram imediatamente, mas somente quando entraram na terra prometida porque no deserto não podiam colher nada.
.jpg)
Esta era uma sombra espiritual de uma grande colheita espiritual.
Aquela festa das primícias era a representação da primeira grande colheita do evangelho. O ensino de Jesus Cristo é um cultivo (Mateus 13: 3), e a primeira colheita desse cultivo foi cento e quarenta mil redimidos (Apocalipse 14: 1-4), na última parte do versículo 4 se lê que eles foram primícias, foram a melhor colheita do evangelho, os homens mais santos, as melhores espigas saíram dos filhos de Israel, o apóstolo Tiago escrevendo as doze tribos de Israel lhes disse (Tiago 1: 18).
Os apóstolos não estavam celebrando esta festa.
Quando chegou o dia de pentecostes os apóstolos estavam reunidos não no templo, mas sim em uma casa particular aonde moravam, Pedro, João e outros (Atos 2: 2), não para celebrar a festa de Pentecostes, mas sim esperando que chegasse a promessa do espírito santo, essa foi a ordem (Lucas 24: 49). Os apóstolos já não criam no sacerdócio de Aarão (por isso também já haviam deixado de praticar o dízimo), pois seu sumo sacerdote agora era Jesus Cristo. Segundo a lei levítica, estas festas eram ministradas pelo sacerdócio de Aarão e os apóstolos estavam vivendo baixo o sacerdócio de Melquisedeque que nada teve a ver com esse tipo de cerimônias. Assim que afirmamos novamente nada nos demonstra no livro de Atos que nos indique que eles estavam celebrando tal festa, pelo contrário, vemos que a ordem foi não sair de Jerusalém enquanto o espírito santo não chegasse, e justamente quando os filhos de Israel comemoravam essa festa chegou o espírito santo (Atos 2: 1-11).
.jpg)
A leitura de Atos 2 tem sido forçada e torcida pelos que pretendem ser pentecostais e ensinam em seus ruidosos cultos que os apóstolos ficaram entorpecidos (como que bêbados) com o espírito santo e por isso hoje em dia se ensina que o espírito entorpece, então bailam e gritam freneticamente (dão aleluias e gritam outras palavras, sem saberem nem ao menos o significado das palavras que repetem) e acabam perdendo o conhecimento.
Muitos Israelitas chegaram a Jerusalém para essa festa
Quando aconteceu a milagrosa descida do espírito santo havia chego a Jerusalém milhares de israelitas de distintas nações, e todos esses peregrinos falavam diferentes idiomas dependendo do lugar de onde vinham (Atos 2: 5). Os israelitas que viviam em outras nações haviam chego para celebrar a festa e Deus os estava esperando para anunciar-lhes o sacrifício de Cristo com o poder do espírito santo que desceria naqueles dias. Como cada peregrino falava em diferentes línguas o Senhor lhes falou, a cada um, em seus próprios idiomas completamente diferentes ao hebreu, sua língua materna (Atos 2: 7 e 8).
A parte dos forasteiros religiosos havia outros em Jerusalém que não entendiam o que estava acontecendo a sua volta, pois os apóstolos estavam dando a mensagem nas diferentes línguas que falavam aqueles estrangeiros que haviam chego para a festa de Pentecostes.
Os incrédulos judeus residentes em Jerusalém como não falavam essas línguas de seus irmãos forasteiros, não entendiam a pregação, por isso lhes foi mais fácil crer que os apóstolos estavam bêbados (Atos 2: 12 e 13), mas, os hebreus vindos de diferentes nações entenderam a mensagem e não os achavam ébrios, mas diziam (Atos 2: 7 e 8)
Leitor amigo, o espírito santo não entorpece a ninguém, nem faz perder a razão a nenhum humano, o espírito santo é descente e ordenado (1Coríntios 14: 40). Os frutos do espírito estão descritos em Gálatas 5: 23 e 24, mas não é mencionado ali nada sobre entorpecimento do espírito.
Aquele grande acontecimento da descida do espírito santo só aconteceu uma vez aos apóstolos (ou seja, o espírito desceu e assim permaneceu em sobre a igreja). Pedro presenciou um segundo acontecimento parecido ao ocorrido em Pentecostes, porém não voltou a ver mais casos dessa natureza (Atos 11: 12-16). Pedro aqui descreve como foi que chegou a Cesaréia e pregou na casa de Cornélio o centurião romano e disse Pedro (Atos 11: 15).
Pedro menciona que ele experimentou esse milagre no princípio, porém não nesta ocasião, quando Cornélio foi batizado e ficou cheio do espírito santo, porque o espírito de Deus entra somente uma vez no homem, tenha cuidado porque o espírito do erro o faz a cada momento (1João 4: 1).
Explicação de alguns versículos.
Atos 20: 16. Note bem, que o versículo de forma alguma está dizendo que os gentios convertidos celebravam o Pentecostes, somente diz que Paulo queria chegar para essa festa em Jerusalém, alguns dizem que Paulo ia com o objetivo de celebrar o Pentecostes, mas o próprio apóstolo dos gentios explica que não, porque se ele celebrasse algumas coisas da lei cerimonial com isto estaria dizendo que os gentios convertidos ficariam obrigados a guardar as leis rituais, portanto ele assim agiu por outras razões. Em certo momento circuncidou a Timóteo (Atos 16: 3). Mas repetimos que não era o propósito de Paulo que os gentios convertidos praticassem tais coisas, mas com o propósito de ver se conseguia ganhar alguns fanáticos judeus. (1Coríntios 9: 20-22).
Paulo aproveitava a oportunidade nas festas judias e lhes falava sobre Cristo esa é a informação que nos dá (1Coríntios 16: 8 e 9).
Continua ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário