Vivemos num mundo e numa época em que o materialismo que governa as sociedades humanas, em geral, se apossou do coração/mente do ser humano e lhe retirou até a capacidade para entender a sua componente espiritual. Vem esta reflexão a propósito de algo tão importante na vida do ser humano e que é tão desprezada no seu dia a dia. Estamos a referir-nos à oração que deve ser dirigida ao Altíssimo. Dizem muitos estudos clínicos e não só, que todos os que praticam alguma forma de meditação e de oração (a Elohim), têm em si mesmos uma forma de reserva anímica e capacidades interiores que lhe permitem ultrapassar com maior grau de êxito as dificuldades da vida e até as sabem enfrentar com maior ânimo, vencendo-as. Tal implica uma fé firme que não estamos sozinhos neste mundo e que O Altíssimo vela por todos os que Lhe são fiéis e o buscam incessantemente.
Agora, neste estudo, vamos centrar-nos em exclusivo na oração a YHWH O Criador e nos efeitos que tal comunicação regular com o Eterno produz na vida dos que crêem nas promessas que lhes são feitas através da Sua Palavra. Vejamos exemplos concretos. Falando do grande profeta Elias, diz-nos o apóstolo Tiago: Tiago 5:17-18 – “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. É verdade que Elias obteve de YHWH a satisfação deste seu pedido porque a sua ligação com Ele era muito forte e YHWH viu que aquele povo merecia ser castigado pela sua rebeldia.
Na realidade, não basta pedirmos a YHWH qualquer coisa que nos venha à cabeça e, sobretudo, se o que pedimos é incorreto ou não justificável aos olhos do Altíssimo. Em última análise a decisão de executar ou não executar os nossos pedidos está na Sua mão. E quantas vezes podemos estar a pedir alguma coisa a YHWH que, só Ele sabe, é contra o nosso próprio interesse. Ele sabe melhor o que nos convém. Por isso devemos rogar-Lhe que seja Ele a governar as nossas vidas…sempre! Na realidade, a Palavra de YHWH ensina-nos que são os nossos pecados que fazem separação entre nós e O Altíssimo. É devido à nossa desobediência e rebeldia de coração que não somos ouvidos/atendidos pelo Criador.
Ao falar para o homem de todos os tempos e lugares, YHWH diz: Isaías 1:10 – “Ouvi [e cumpri] a palavra de YHWH, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei [Torá]do nosso Elohim, ó povo de Gomorra {1}”. E depois acrescenta: Isaías 1:15-18 – “Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem [andai na Minha Lei/Torá]; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz YHWH: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.
{1} Sodoma, Gomorra, Babilônia e Egito são bem sinônimos do mundo de hoje. Para além do deboche carnal em que o homem hoje vive e não se arrepende da sua condição de pecado, o mundo vive numa autêntica Babilônia ou Egito espiritual que é a negação de toda a vontade de YHWH.
Como se diz acima, a razão pela qual podemos não ser ouvidos por YHWH é porque nos recusamos a andar conforme à Sua vontade, a Sua Lei/Torá, porque o homem prefere ouvir antes a Satanás e fazer a vontade iníqua deste que foi desobediente deste o princípio. Por isso a Palavra nos diz que o mundo está no maligno. Ao tornarmo-nos rebeldes, YHWH não ouve as nossas orações nem nos atende. Mas, a Sua Palavra também nos ensina que os Seus “ouvidos” estão atentos às aflições e orações dos justos: Provérbios 15:29 – “YHWH está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará”.
O justo profeta Daniel foi chamado por YHWH de “homem mui amado”. Porquê? Porque era um homem que tinha o seu coração/mente em permanente adoração a YHWH, O Deus de seus pais, O Deus de Abraão, Isaac e Jacob. Estando no exílio em Babilônia, ele orava três vezes ao dia, virado para Jerusalém, tendo-lhe esta atitude lhe valido alguns dissabores, como sabemos. Estes dissabores não foram mais do que provas a que ele foi sujeito (como nós o somos também hoje) para provar a sua fé no Santo de Israel.
Deus está a fazer passar todo o que se diz discípulo de Yeshua pelo crivo da Verdade…para ver os que ficam e os que partem escandalizados com essa mesma Verdade eterna, voltando para os caminhos do engano. Mas, o que é a Verdade? A resposta encontramo-la em: Salmo 119:142 – “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei [Torá] é a verdade”.
Veja outro grande exemplo de oração sincera (em que o coração desta mulher era derramado em lágrimas) perante YHWH: Ana, mulher de Alcana, era estéril e sofria com isso. Tanto orou a YHWH e com tal intensidade que Este ouviu-a e abriu-lhe a madre, dando-lhe um filho, aquele que veio a ser um dos grandes profetas em Israel: Samuel. Este homem foi dedicado desde o ventre de sua mãe para o serviço de YHWH. Diz-nos que com amargura de alma e choro, orava a YHWH: 1Samuel 1:10 – “Ela, pois, com amargura de alma, orou a YHWH, e chorou abundantemente”. Esta é a atitude de um coração sincero e contrito, precisamente o que o Eterno aprecia, para que a nossa oração possa ser ouvida.
Vamos continuar com exemplos que vale a pena reter, pois a oração a YHWH não é algo que se deva fazer de ânimo leve ou com o nosso coração/mente distraídos com outras coisas mundanas. A nossa vida precisa de muita ajuda e força Daquele que tudo pode em nós, se Lhe pedirmos com um coração contrito. Mas, a oração ao Criador e Sustentador de todas as coisas não é uma coisa que se deva fazer somente a título individual, por nós ou por alguém que esteja com dificuldades sérias na sua vida. Ela deve igualmente fazer-se de forma coletiva. Veja o exemplo que nos é relatado em: Esdras 10:1 – “E enquanto Esdras orava, e fazia confissão [pelos pecados do povo], chorando e prostrando-se diante da casa de Elohim, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro”. Eis aqui o exemplo de um arrependimento coletivo servido através da oração.
.jpg)
Falamos dos exemplos dos homens e mulheres de fé da antiguidade, servos fiéis que tinham na comunicação diária com YHWH a maneira mais válida para expor os seus receios, as suas angústias, as suas ansiedades...mas, também para renovar as suas esperanças e fé. Foi através da oração que muitos receberam resposta instantânea de YHWH, o que nem sempre acontece. Vejamos um exemplo.

Veja também a aflição de Manassés, quando caiu nas mãos dos seus inimigos. Primeiro rejeitou ouvir a YHWH. Mas, quando viu as consequências do seu ato irrefletido, para quem se voltou ele? Em quem confiou? Onde foi buscar o socorro? Vejamos: 2Crônicas 33:10-13 – “E falou YHWH a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos. Assim YHWH trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia. E ele, angustiado, orou deveras a YHWH seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; e fez-lhe oração [de arrependimento sincero], e YHWH se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que YHWH era Deus”.
Por vezes o ser humano tem que sofrer o castigo (porque YHWH castiga aqueles a quem ama) para só depois entrar nos eixos. Não nos enganemos a nós mesmos, pois só Ele conhece o nosso coração. Podemos enganar os outros; podemos até enganar-nos a nós mesmos, mas não enganamos ao Eterno. Diz-nos em Salmos: “Elevo os meus olhos para os montes. De onde me vem o socorro? O meu socorro vem de YHWH que fez os céus e a terra”. Confiai Nele, em todo o tempo, ó povo. Tiago diz-nos também: Tiago 5:13-15 – “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome de Yeshua; e a oração da fé salvará o doente, e YHWH o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”.
Mágico! Será? Não, não é tão simples, porque tudo assim pode ser alcançado se o nosso coração estiver verdadeiramente convertido e andarmos com fé, nos Seus preceitos de vida. Por estas palavras podemos aferir a dimensão do poder da oração na vida dos filhos que caminham em sinceridade perante YHWH. Vejamos o que Paulo nos ensina também: Filipenses 4:6 – “Não estejais inquietos por coisa alguma [confiai Naquele que tudo pode]; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de YHWH pela oração e súplica, com ação de graças”. O poder da oração em Nome do Santo de Israel, o Messias Yeshua, manifesta-se igualmente no combate ao maligno: Mateus 17:21 – “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. O Nome de Yeshua deve ser sempre invocado para combater e afastar o mal. Mas, há certos poderes que só podem ser combatidos através do jejum e da oração, como ele nos ensinou.
.jpg)
.jpg)
Não duvidando!
O Senhor Yeshua disse-nos que tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome, crendo, o receberemos: Mateus 21:21-22 – “Yeshua, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.
Como deverá estar então o nosso coração/mente perante Elohim quando oramos? A resposta é simples: podemos orar em qualquer lado e em qualquer circunstância (Jonas orou a YHWH do ventre do grande peixe), como existem muitos exemplos no passado, mas o nosso coração tem que estar limpo, obediente e confiado no poder de YHWH nas nossas vidas.
.jpg)
.jpg)
Grandes ensinamentos estes. Por vezes bem difíceis de aceitar e de colocar em prática nas nossas vidas, sobretudo quando se trata de orar pelos nossos inimigos e por aqueles que nos desprezam e maltratam. Mas, sobretudo, não nos esqueçamos nunca daqueles que travam o mesmo combate que nós travamos, contra o mal. Colossenses 4:12 – “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo do Messias, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de YHWH [na Sua Lei/Torá]”. Colossenses 1:9-10 – “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade [a Sua Lei/Torá], em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Eterno, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de YHWH [da Sua Lei/Torá]”.
.jpg)
Que mais podemos dizer sobre a oração da fé, senão que ela tranquiliza o coração daquele que a ela se entrega. Não a podemos ver como mera terapia para nossa mente, que é, mas como a forma que temos de podermos comunicar com O Eterno e de sermos ouvidos por Ele. A oração não deve conter somente pedidos para as nossas vidas, mas também louvor e agradecimento por tudo o que YHWH tem feito nas nossas vidas. Sejamos agradecidos.
O Messias Yeshua ensinou-nos a orar desta forma (esta oração não é uma fórmula, mas sim um exemplo do que deve ser o conteúdo das nossas orações de fé): Mateus 6:9-13 – “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino {2}, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
{2} O mesmo é dizer: “Haja paz sobre Jerusalém”, porque a paz só poderá ser alcançada quando Yeshua vier para reinar durante o milênio todas as nações da terra.
Se continuarmos a ler em seguida, Yeshua chama-nos a atenção que só podemos ser perdoados por YHWH das nossas ofensas se formos capazes de perdoar aos que nos têm ofendido: Mateus 6:14-15 – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.
Lembremos o conselho de YHWH: 2Crônicas 7:14-15 – “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”.
Entendemos então qual é o desejo de YHWH em nós? Que nos humilhemos perante a Sua face e majestade, poder e glória, que O reconheçamos como O Único Elohim das nossas vidas, e que andemos em fé e obediência perante Ele em toda a Sua vontade, comunicando com Ele e com os irmãos nas suas necessidades, aguardando, com paciência, a vinda gloriosa do Rei Eterno, Yeshua o Messias. Só assim Ele ouvirá as nossas preces, se formos justos aos Seus olhos – veja em Lucas 1:5-6 o que é ser justo aos olhos do Altíssimo.
Poderíamos estender este trabalho com muitas mais passagens bíblicas que atestam o poder da oração entre aqueles que buscam a YHWH e O procuram para O amar e servir eternamente segundos os Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos, esperando sempre no poder do sangue do sacrifício de Yeshua para justificação dos seus pecados. Porém, entendemos que já ficou suficientemente demonstrado biblicamente o grande poder da oração na vida dos filhos de YHWH.
AlleluYAH
Nenhum comentário:
Postar um comentário