Hoje quero postar a respeito desse título "Heresias Cristã segundo a Igreja Católica", no Wikipédia que dizia o seguinte "esta é uma Lista de heresias cristãs segundo a Igreja Católica Romana, abrangendo uma série de seitas, movimentos e denominações dissidentes consideradas heréticas pelo Magistério católico ao longo de sua história. Muitas dessas heresias seriam alvos de condenações e excomunhões por meio de Concílios ou por decretos dos Papas, por vezes, na Baixa Idade Média, algumas sofreram perseguições religiosas, como a Inquisição, que perseguia os indivíduos considerados hereges. e mais "o termo "heresia" geralmente se refere às crenças que foram declaradas anátemas pela Igreja Católica antes do cisma de 1054.
Após o cisma, tanto a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa continuaram a utilizar o termo para identificar o que é considerado heteredoxo (oposto aos princípios de uma religião) em termos de crenças e práticas. Enquanto indivíduos de igrejas protestantes também têm usado o conceito de um processo contra indivíduos e grupos considerados heréticos por essas igrejas, a falta de uma autoridade central doutrinária significa que nenhuma crença ou prática pode ser pronunciada oficialmente para ser uma heresia do ponto de vista protestante".
Então para que você possa entender algumas destas heresias :
Antinomianismo: A idéia de que não há nenhuma obrigação de obedecer a legislação de ética ou moralidade, tal como apresentado por autoridades religiosas.
Isto que dizer o que? Que o protestante não se submetia como autoridade os padres, papas ou nenhuma outra instituição a não ser a própria bíblia. E isso era segundo o conceito Católico heresia.
Audianismo: Era uma criação do líder da seita, Audius (ou Audaeus), um sírio que viveu noséculo IV, ou seja a crença de que Deus tem forma humana (antropomorfismo) e que se deveria comemorar a morte de Jesus durante a Páscoa judaica (quarto decimanismo).
Donatismo: Os donatistas eram rigorosos, sustentando que a Igreja deveria ser uma igreja de santos, sem pecadores, e que os sacramentos, como o batismo, administrado pelos traditores(cristãos que renderam as Escrituras para as autoridades que proibiram a posse delas) eram inválidos.
O principio deve ser este. Uma igreja de santos (separado do sistema mundano, pois santo, o termo exato é separado mesmo. E o que o sistema de batismo da igreja católico seria inválido. Pois o católico é por aspersão (só a cabeça), enquanto o outro é por imersão (todo corpo). Bíblicamente é imersão, mas isso falarei mais adiante, pois o sentido é mais amplo.
Ebionismo: A seita judaica que insistiu na necessidade de seguir a lei judaica e ritos religiosos que interpretadas à luz de Jesus expondo da lei Consideravam Jesus como o Messias, mas não como divino. Os ebionitas reverenciavam seu irmão Tiago como o chefe da Igreja de Jerusalém e rejeitaram Paulo de Tarso como uma póstata "da lei". Seu nome sugere que eles colocaram um valor especial sobre a pobreza religiosa.
Questões aparte entendo que a lei de do D'eus Eterno (Yahweh) é o espelho para o homem observar como está diante de Deus. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar (dic. Aurélio: por em desuso,anular), mas cumprir. (Mt. 5:17-18). E outro assunto é que Jesus (Yahushua) não é o Yahweh (Yhwh) e isto eu sei: João 8:42; 17:3, 20:17; atos 2:32-36 e etc...
Uma doutrina para ser verdadeira, tem que estar de acordo com a palavra de Deus. "À lei e ao Testemunho; Se eles não falarem segundo esta palavra, não verão a alva " (Isaías 8:20)
Enfim existem outras, mas será para próximos temas, por o momento vou me referir apenas a estes. E finalizando, gostaria de dizer que nas oportunidades que eu tiver vou trazer temas que serão muito polêmicos onde vou afirmar que as igrejas ditas evangélicas, a maioria, seguem o mesmo caminho da dita igreja Apostólica Romana( "igreja verdadeira"). E com certeza vou ser explícito em todos os meu argumentos para que você entenda realmente esse sistema religioso que aí está, onde superstições e ganância tem sido a tônica da vez, aliado a uma série de heresias trazidas da religiões pagãs e as novidades da fé para um mundo moderno, que ao meu ver não tem nada de novo, apenas um heresia antiga, com um novo nome, com um roupa diferente, mas o propósito é o mesmo: afastar o homem do verdadeiro D'eus (YHWH). Um forte abraço e fique todos na paz do Eterno Yahweh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário