quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Foi jesus O Arcanjo Miguel ?

Algumas correntes de pensamentos, onde podemos citar os Testemunhas de Jeová, afirmam que Jesus ( (Yahushua) seria o anjo Miguel. E nesse estudo em partes, você terá argumentos para combater essa heresia. Espero que ele seja proveitoso para aquele que custuma estudar a palavra de Deus e que ele posssa ser como os Bereanos. Bom estudo.


FOI JESUS UM ARCANJO MIGUEL ?

O propósito deste estudo é demonstrar que pessoas que dizem ser Jesus o arcanjo Miguel não têm nenhum respaldo bíblico para assim crerem, pois se existe algum respaldo bíblico sobre esse assunto, é contra.
Origem dessa idéia
As origens dessa idéia, que Jesus é um anjo, é produto da filosofia Grega na igreja primitiva nos primeiros séculos. Especificamente é a influência do gnosticismo contra o que a igreja primitiva (do 1º século) lutou enfaticamente. Vamos brevemente repassar a crença gnóstica para que possamos entender mais claramente de que forma isso se desenvolveu.
Gnosticismo: é um termo derivado da palavra grega que significa “conhecimento” (gnosis), e que foi aplicada a um movimento filosófico e religioso que influenciou o mundo mediterrâneo do primeiro século a. C. até o terceiro século d. C.. Os gnósticos diziam que a salvação vinha de um conhecimento secreto ou de um entendimento da realidade somente possuído por devotos espirituais. Este conhecimento reservado foi revelado a eles por agentes do mundo espiritual. Os gnósticos criam que haviam muitos mediadores entre os deuses (Aeones) e o homem. Esse conhecimento (gnosis) era obtido de seres, os quais eles chamavam de : Proarch, Propator e Bythus, que são descritos como seres invisíveis e incompreensíveis. Jesus para eles, era justamente um desses mediadores. Jesus para um gnóstico não era um ser humano, mas um ser espiritual (um anjo). Esse problema de privar a Jesus das qualidades humanas (de sua humanidade) ocorreu desde o tempo dos apóstolos Paulo e João. Esses dois autores escreveram contra esse problema em 2Coríntios 11: 3 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo”. 2João 7 “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne (foi homem). Este tal é o enganador e o anticristo”. Mais tarde cristãos como Ignatius, também escreveram para enfatizar a humanidade de Jesus pela mesma razão.
Vamos agora revisar algumas definições básicas que nos ajudarão neste estudo.
Utilizaremos a Enciclopédia Pictórica da Bíblia de Zondervan para um pouco de ajuda:


Anjo: A palavra anjo vem da palavra grega “angelos” que significa “mensageiro”. A palavra correspondente no hebreu é “malakh” que igualmente significa “mensageiro”. Mesmo que esses termos às vezes sejam utilizados para designar aos mensageiros humanos, por exemplo a um profeta ou a um sacerdote, normalmente a diferenciação é feita segundo o contexto. Outros termos para os anjos eram “os filhos de Deus” (Gênesis 6: 2-4, Jó 1: 6, 38: 7); “seres celestiais” (Salmos 29: 1; 89: 6); “santos” (Salmos 89: 5, 7; Daniel 4: 13); exércitos celestiais (Lucas 2: 23) e “os exércitos” como na familiar frase “Senhor dos Exércitos” que originalmente significava “Jeová dos exércitos” (1Samuel 1: 11). Os anjos são espíritos, seres celestiais sobrenaturais. Seres majestosos que Deus criou para levar a cabo a Sua vontade.
O Dicionário Explicativo de Vines de Palavras do Antigo e Novo Testamento diz o seguinte sobre anjos:
Anjo: “mensageiro”, enviado por Deus ou pelo homem, ou ainda por Satanás. Também é utilizado os termos “guardião” ou “representante”. São uma espécie de seres criados que pertencem a Deus e comprometidos com o Seu serviço. “Anjos” são espíritos (“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1: 14). Eles não têm corpo material como os homens têm, apesar de poderem assumir a forma humana. Também diz que o prefixo de arcanjo “arca” pode ser traduzido como “principados”. Sendo que assim podemos entender “arcanjo” como o anjo principal.
O Dicionário de Strong define Arcanjo como: 1. Anjo principal.
O Léxico Grego e Inglês de Thayer do Novo Testamento define Arcanjo como: 1. Chefe dos anjos, chefe, ou príncipe, ou um dos príncipes e líderes dos anjos.
Está claro que um arcanjo é simplesmente um anjo de maior patente. Ele é o líder dos anjos, ou como às vezes se usa, príncipe dos anjos. Porém segue sendo anjo. Ele não é uma criação diferente dos anjos que ele guia. É similar ao título da abelha rainha. A abelha rainha é a rainha das abelhas, mas ninguém pode dizer que não é uma abelha. Esse é o mesmo caso de um arcanjo. Miguel é de fato um dos vários arcanjos. Isto está evidente em Daniel 10: 13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”.
Em nota ao pé da página da nova Bíblia Americana sobre Daniel 10: 13 diz: o anjo que é o protetor do povo de Deus.
Como diz claramente em Daniel 10: 13, Miguel é um dos primeiros (principais) príncipes. Evidentemente existem mais. Miguel compartilha essa posição com outros mais. Jesus de outra forma, não compartilha sua posição com ninguém, ele é o segundo, somente depois de Deus.
Filipenses 2: 9-10 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. Quando no versículo anterior diz: “dos que estão no céu”, significa os anjos, incluindo Miguel o arcanjo. Anjos, como temos mencionado antes, são seres espirituais que servem a Deus como mensageiros. Isto é o que o termo anjo significa. Mais específico ainda é o fato que Deus envia os anjos a servir àqueles que são herdeiros da salvação.
Hebreus 1: 13, 14 diz: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Jesus obviamente herdou a salvação, por isso é referido como o primogênito da morte. É o primeiro a herdar a salvação prometida. Isto é muito conclusivo com respeito a que, Jesus não é um anjo ou arcanjo. (Continua...)
(Fonte: Igreja de Deus do 7º dia-Movimento bíblico de Gonvernança Congregacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...