terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudo Bíblico: A duração da Vida Conjugal



Estudo 180


Leia
: Mateus 19: 19        Base Bíblica: Mateus 19: 3-19

Objetivo da lição: O estudante saberá que o Eterno ao criar o homem, trouxe a existência também uma mulher, dando-a ao homem como companheira para que vivesse com ela todos os dias de sua vida.

1) O homem, diferentemente da maioria de todos os outros seres vivos, recebeu do Criador a benção de ter um lar, uma família, e com ela, uma vida estável, pelas características de sua natureza humana. A idéia original, quanto ao tempo de duração da união conjugal, é que esta deveria perdurar por toda a vida. Portanto, ... “o que Deus juntou, que não separe o homem”. A frase “que não separe o homem”, se refere tanto á qualquer dos cônjuges, quanto à autoridade civil. Deus, o autor da vida, e projetista da vida conjugal, deixou estabelecido esta forma de vida, e ninguém esta autorizado para decidir o contrário, exceto quando a vida em casal passe a transgredir os mandamentos de Deus, 

A permanência na vida conjugal, benção para a família



2) Como vimos na lição cinco, a união permanente do casal, evita que os filhos tenham problemas emocionais e de qualquer outra índole, sabendo-se que essa forma de vida é para o bem estar de cada família e para a sociedade como um todo. Quando não é assim, trás degeneração, para o casal, como para toda a família, e também para a sociedade, que é o que tem ocorrido, de maneira cada vez mais frequente, em nossos dias. Sendo a unidade familiar, característica da vida do povo de Deus, os pais e os filhos vivem uma vida estável, em harmonia, trazendo-lhes bênçãos espirituais e materiais.

A decomposição social é decorrente da decomposição conjugal

3) Geralmente quando um casal se separa, seja por causa de fornicação ou não, um dos dois, ou ambos, voltam a contrair matrimonio, se existirem filhos, isso irá repercutir negativamente na vida deles. Se um dos dois ficam sós, e os filhos ficam com esse, da mesma forma a vida dos filhos não será saudável, da forma que seria se vivessem com seus pais. Em certos casos os filhos ficam sob a tutela dos avós, ficando a deriva, sem quem ordene as suas vidas, pois os avós, podem já não ter a energia ou o ânimo para isso, e mesmo que os aceitem, não têm mais idade para terem que ter essa responsabilidade, além do que, não são os indicados e nem responsáveis por isso. Isto e muito mais tem trazido, como consequência, um grande mal para a humanidade e para a ordem social, que repercute na moral.
4) O que vimos no parágrafo anterior, pode muito bem ser ilustrado com o que está escrito em Gênesis, onde é apresentada a vida dos descendentes de Caim quando este, afastando-se de Deus, sua descendência caiu imediatamente em bigamia, trazendo como consequência a decomposição moral de toda aquela geração, até ser destruída totalmente. (Gênesis 4: 17-21; 6: 1-13). 
5) Deus, no princípio, estabeleceu a família tendo como base a um homem e a uma mulher, que haveriam de ser o modelo a seguir, por todos os filhos, em todos os aspectos da vida, mas como consequência da desobediência do homem, com o estabelecido por Deus, trouxe para toda a humanidade o que hoje vemos ocorrer na sociedade e na família. 
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Escola do Ministério
Associação Ministerial das Congregações da igreja de Deus (7º dia) no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...