domingo, 28 de outubro de 2012

Estudo: A Mortalidade da Alma Antes da Ressurreição (Parte 4-última parte)


Na fé dos profetas e dos apóstolos não se vê um deles dizer: Que a alma é imortal após a morte. Se fosse a ressurreição e transformação seria desnecessária. Nos profetas e nos apóstolos; alma tanto pode ser aplicada para o homem no seu todo, como para o sangue que é a vida de toda a carne. Nos dois casos ela é material e mortal.
No 1º caso a bíblia diz: Que o homem é uma alma. “E o homem se tornou almavivente Gn 2. 7. Teus pais desceram ao Egito com setenta almas Dt 10. 22. Mas se a família for muito pequena para um cordeiro, juntamente com um vizinho mais próximo de sua casa o tomará conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro” Ex 12. 4.
Todos podem ver os contextos dizendo que as pessoas são almas: “E toda a almaque não se afligir nesse dia, seja exterminada de seu povo Lv 23. 29. Mas se o homem está limpo e não está em viagem, e, todavia não celebra a páscoa, essaalma será exterminada dentre seu povo Nm 9. 13. E cada alma havia temor” At 2. 43; At 3. 23. Estes contextos se aplicam para o homem, corpo, alma e espírito. Se este cair no fogo, e não for socorrido imediatamente, se o fogo oferecer resistência e não se apagar, ele vai se tornar em cinzas; e cinzas não sofrem.
É exatamente o que vai acontecer com os ímpios naquele dia; ninguém vai ficar sofrendo para sempre coisa nenhuma. Dê uma olhadinha no tema O INFERNO DE FOGO; e confira toda a verdade no assunto. O tema esclarece que as pessoas ímpias, vão sofrer a pena do fogo eterno. Ou seja, serão transformados em cinzas. Isso não quer dizer: Que elas vão ficar sofrendo para sempre ali no fogo, porque seria contrariar a Bíblia Sagrada. Se os ímpios não serão revestidos de imortalidade, como vão resistir o lago de fogo e não se tornarem em cinzas? O fogo será um elemento resistente, mas os ímpios são a palha do Reino, e palha quando cai no fogo se consomem rapidinho.



No 2º caso o homem se tornou “Alma vivente”, Deus soprou (o ar) “em suas narinas e o homem se tornou alma vivente”. Assim é o homem, corpo= tecidos, alma= sangue, espírito= (ar) que respiramos.
Todos sabem que o corpo do homem é formado de tecidos de sustentação, que são tecidos rígidos. São os tecidos que mantêm a forma do corpo. Estes tecidos rígidos, formam o esqueleto que serve de apoio para os músculos, que também são formados por tecidos.
Um corpo é um organismo formado por muitos órgãos. Todos formados por tecidos, inclusive a pele e o sangue. Sem o ar nos pulmões, os tecidos morrem e se tornam pó. Sabedores de tudo isso, os profetas proibiram o povo de comer alimentos impuros, para que as pessoas possam ter órgãos sadios. Lv 11. 1 a 47; Dt 14. 1 a 21. VER O PORCO E OUTROS ANIMAIS IMUNDOS. Doutrina que passou para a Igreja. Pois devemos santificar corpo, alma e espírito. Morrendo o homem perece todo o sistema.
“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, o vosso espírito, e alma, e corpo sejam completamente guardados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Ts 5. 23. Todos podem crer que a pessoa que come comida impura, contamina o sangue, ou seja, a alma, e conseqüentemente todo o corpo.



Foi para dentro do corpo que o Eterno soprou o espírito de vida, e o homem se tornou alma vivente. “O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida; e o homem se tornou alma vivente” Gn 2. 7. Vejam que foi pra dentro do homem que Deus soprou o fôlego da vida, introduziu (o ar) nos pulmões do homem, e ele passou a inspirar e respirar o ar, e passou a ser homem vivo. Na morte sai o fôlego de vida, e sem o ar nos pulmões, corpo e alma perecem e se tornam pó.
“Diz o Senhor, que estendeu os céus, e estabeleceu a terra, e formou no interior do homem, seu espírito” Zc 12. 1. Todos estão vendo que é incorreto insistir em dizer que a alma do homem é imaterial e vive fora do corpo após a morte. O espírito, ou seja, (o ar) veio do sopro de Deus, e o homem passou a viver. Morrendo o homem o ar sai do corpo e tudo se torna pó, corpo e alma.
Enquanto a ressurreição não acontecer, os mortos vão continuar sendo pó, até a ressurreição para tornar a inspirar e respirar de novo (o ar) e voltar a viver. Os justos, depois da ressurreição serão revestidos de imortalidade para não perecer de novo 1 Co 15. 51 a 53. E os ímpios vão aguardar um pouco mais, até a ressurreição deles para serem destruídos para sempre pelo fato de não terem almas imortais. VER O CASTIGO DOS IMPIOS.
Sendo assim, as pessoas que estão recebendo a mensagem errada, poderão tirar as suas conclusões, e também tomarem as suas decisões de escolherem entre o certo e o errado. O povo tem direito de escolher entre o caminho certo, e o errado. É correto dizer que em todas as Igrejas têm pessoas erradas, mas dizer: Que todas as Igrejas têm salvação é incorreto.
Uma Igreja que é responsável pela salvação das almas, sempre vai ter pessoas erradas misturadas com as do bem; mas não pode ter erros nos pontos fundamentais de fé. Não se pode concordar e nem admitir falsificações nos pontos fundamentais de fé. Eles foram entregues corretamente pelos profetas e pelos apóstolos e não podem ser adulterados.
“Amados, procurando eu vos escrever acerca da nossa comum salvação, me senti obrigado a vos escrever para vos exortar a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos” Jd 3; 2 Pe 3. 1,2; 2. 20. 21; Ef 2. 20. Devemos estabelecer os pontos fundamentais de salvação como foi entregue pelos profetas e pelos apóstolos. Rm 3. 31. Mt 5. 18,19; Lc 16. 17; PV 30. 6; Ec 3. 14; Dt 3. 14.
A Igreja sempre vai ter gente em desobediência a palavra, mas a mensagem da Igreja referente aos pontos fundamentais de salvação tem que estar correta. Portanto a mensagem que diz: Que em todas as Igrejas têm pessoas erradas é normal, ainda que falem para manter as pessoas no erro: Mas dizer: Que em todas as Igrejas têm erros na doutrina é inaceitável.
Aquela mensagem que diz assim: Está admitindo que esteja errada. Perguntem se o erro está nas pessoas, ou na doutrina. Se as pessoas responsáveis pela mensagem admitir que seja na doutrina, não concordem, e não se submetam a mensagem, porque pode ser o princípio de uma grande ruína.
Uma coisa é certa, se todas as Igrejas estão com a mensagem errada, Cristo morreu em vão. A Igreja deve ser mantenedora dos mandamentos e da lei de Deus completa AP 12.17; 14.12. Aquele que almeja a salvação deve procurar ser esclarecido e edificado Ef 2. 20. Em toda a lei de Deus Lc 11. 28. VER A LEI DE DEUS,O SANTO SÁBADO.
O que certas mensagens usam é argumento falso para manter as pessoas ali no erro. Concordar com isso significa admitir que todas as Igrejas tenham salvação, e as pessoas possam confiar a sua salvação em qualquer movimento religioso, ainda que esteja fora da palavra. Se fosse assim a reforma religiosa deveria voltar para onde veio. Dizer assim é costume de quem não tem verdade: E a Bíblia não concorda com isso. O tema imortalidade da alma para depois da ressurreição, esclarecerá melhor os povos no assunto. De mais uma vez  uma olhadinha no tema IMORTALIDADE DA ALMA, PARA DEPOIS DA RESSURREIÇÃO e memorize cada versículo e cada passagem desse maravilhoso estudo. ( Fonte Igreja de Deus do 7º dia em Joiville).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...