domingo, 8 de julho de 2012
Continuação: O livro-arbítrio-O mito da liberdade ética (Parte 2)
A liberdade da vontade é citada como um fator importante em tomar decisões morais. Diz-se que a vontade do homem é livre para escolher entre o bem e o mal. Novamente temos de perguntar: do que ela é livre? E o que a vontade do homem é livre para escolher?
A vontade do homem é o seu poder de escolher entre alternativas. Sua vontade decide realmente suas ações dentre várias opções. Você tem a capacidade de dirigir seus próprios pensamentos, palavras e atos. Suas decisões não são formadas por uma força exterior, e sim dentro de você mesmo. Nenhum homem é compelido a agir em contrário a sua vontade, nem forçado a dizer o que ele não quer dizer. Sua vontade guia suas ações. Isso não significa que o poder de decidir é livre de todas as influências. Você faz escolhas baseado em seu entendimento, seus sentimentos, nas coisas de que gosta e de que não gosta e em seus apetites. Em outras palavras, a sua vontade não é livre de você mesmo!As suas escolhas são determinadas por seu caráter básico. A vontade não é independente de sua natureza, e sim escrava dela. Suas escolhas não moldam seu caráter, mas seu caráter guia suas escolhas. A vontade é bastante parcial ao que você sabe, sente, ama e deseja. Você sempre escolhe com base em sua disposição, de acordo com a condição de seu coração. É por essa razão que a sua vontade não é livre para fazer o bem. Sua vontade é serva de seu coração, e seu coração é mau. “Viu YHWH que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”. [Gênesis 6:5]. “Não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. [Romanos 3:12]. Nenhum poder força o homem a pecar em contrário à sua vontade; os descendentes de Adão são tão maus que sempre escolhem o mal. Suas decisões são moldadas pelo seu entendimento, e a Bíblia diz sobre todos os homens: “Antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”. [Romanos 1:21]. O homem só pode ser justo quando deseja ter comunhão com YHWH, mas “não há quem busque a YHWH”. [Romanos 3:11]. Seus desejos anelam pelo pecado, e, por isso, você não pode escolher a YHWH. Escolher o bem é contrário à natureza humana. Se você escolher obedecer a YHWH, isso será resultado de compulsão externa (“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. [João 6: 44]. Mas você é livre para escolher, e sua escolha está escravizada à sua própria natureza má. Se carne fresca e salada fossem colocadas diante de um leão faminto, ele escolheria a carne. Isso aconteceria porque a natureza do leão dita a escolha. O mesmo se aplica ao homem. A vontade do homem é livre de força exterior, mas não é livre das inclinações da natureza humana. E essas inclinações são contra YHWH. O poder de decisão do homem é livre para escolher o que o coração humano dita; portanto, não há possibilidade de um homem escolher agradar a YHWH sem a obra anterior do chamado divino.
O que muitas pessoas querem expressar quando usam o termo livre-arbítrio é a ideia de que o homem é, por natureza, neutro e, por isso, capaz de escolher o bem ou o mal. Isso não é verdade. A vontade humana e toda a natureza humana é inclinada continuamente para o mal. Jeremias perguntou: “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal”. [Jeremias 13:23]. É impossível. É contrário à natureza. Portanto, os homens necessitam desesperadamente da transformação sobrenatural de sua natureza, pois sua vontade está escravizada a escolher o mal. Marcos 10:26,27 – “E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Yahushua, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para YHWH, porque para YHWH todas as coisas são possíveis”. Apesar do grande louvor que é dado ao “livre-arbítrio”, temos visto que a vontade do homem não é livre para escolher um curso contrário aos propósitos (ao plano pré estabelecido pelo Criador para toda a criação) de YHWH, nem é livre para agir em contrário à sua própria natureza moral. A sua vontade não determina os acontecimentos de sua vida, nem as circunstâncias dela. Escolhas éticas não são formadas por uma mente neutra, são sempre ditadas pelo que constitui a sua personalidade.
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